sábado, 3 de junho de 2017

Como se cercar de inglês

Olá!

No post de hoje vamos falar sobre o inglês mais uma vez. Sabemos como é difícil estudar um idioma sem poder ir viajar para os locais em que ele é falado (acreditem, entendemos isso, pois nunca viajamos para um país de língua inglesa), porém, a gente tem como simular esse ambiente aqui mesmo, no Brasil. Vamos lá para as dicas!!!

1º Escreva em inglês sempre que puder. Como assim? Bem, se você tiver agenda, diário, cadernos e afins, você pode começar a escrever nesses locais em inglês. Isso vai demonstrar quais são as frases, palavras, expressões, entre outros, que você não sabe ou não tem certeza e que gostaria de aprender. Ninguém precisa ver o que você escreve e/ou se você comete erros, o foco está mesmo no exercício de sempre utilizar a outra língua. Caso tenha amigos que falem o idioma e que aceitem conversar nele via WhatsApp, Facebook, etc., melhor ainda. E não precisa ser textos enormes, podem ser frases curtas sobre o seu dia, tarefas ou pensamentos, isso ajudará muito. 

2º Troque as músicas em português por canções em inglês e podcasts. No post de como aprender inglês sozinho, demos dicas de podcasts para vocês. Esses programas gravados são ótimos para desenvolver o listening, além disso, se o tema for sobre algo que vocês curtem (o que recomendamos), será mais prazeroso fazer aquela viagem longa de trem e/ou de ônibus todos os dias. E em relação às músicas, você pode ouvir e ir acompanhando as letras no celular. Caso não tenha um aparelho bom para isso, duas dicas seriam: imprimir as letras e levá-las consigo ou copiá-las (dá trabalho, sabemos, mas é legal) em um caderno, o resultado é o mesmo. 

3º Faça da televisão e do computador/celular seus aliados. Sabemos que nem todos têm a oportunidade de gastar uma fortuna com um pacote de TV por assinatura, por isso, a melhor saída para quem assiste será colocar a programação em inglês sempre que possível. Deem uma procurada na tecla SAP do controle remoto (ou em algum outro botão com a mesma função). Em muitos casos, a TV também oferece a opção de legenda, o que pode ajudar para quem está inseguro com o listening. Outros dois aliados são o computador e o celular. Assim como tem gente que gosta de ir ouvindo algo dentro do transporte, também há aqueles que gostam de assistir (a dica não será válida para quem dirige. Be careful!). Use seu celular, tablet, computador ou qualquer outro aparelho portátil para assistir aos seriados, filmes e/ou vídeos no YouTube durante a viagem. Vai passar rápido, você poderá se divertir e ainda melhorará seu inglês. 

4º Troque a língua de seus aparelhos eletrônicos. Para ser sincera, eu, Denise, nem sei mais como é meu celular em português, pois há muito tempo ele está configurado em inglês. Façam isso com todos os aparelhos que vocês tiverem, pois mesmo que seja uma mudança pequena, faz a diferença. É a partir de pequenos passos que vamos melhorando a nossa fluência no idioma. 

5º Leia em inglês em vez de ler em português. Esse passo pode parecer muito avançado para alguns, então só façam aqueles que se sentirem confortáveis. Se você é um leitor ávido ou é daqueles que precisam ler por um motivo específico (aulas, vestibular, emprego), procurem fazer isso em inglês. Por exemplo, se a livraria tem aquele best seller maravilhoso que você deseja tanto ler, procure-o no original, pois isso irá te ajudar muito. Nem todas as edições em língua estrangeira serão absurdamente caras, umas são bem baratinhas, mesmo que a qualidade da obra não seja excepcional, o importante é treinar. O mesmo pensamento vale para quem lê muito jornal, procurem se informar em sites como o da BBC, o The New York Times ou do The Telegraph. Já para quem gosta de revistas, tem sempre artigos interessantes em um montão delas, como a Cosmopolitan, National Geographic Magazine, Geek (Geek Exchange) ou The Scientist Magazine. 

Por hoje é isso, pessoal! Esperamos ter ajudado mais um pouquinho com o inglês de vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário