sábado, 17 de junho de 2017

Substantivo - Construindo o conceito

E aí, galerinha! A conversa de hoje será sobre substantivo. Neste post, não iremos nos aprofundar nos tipos de substantivos (isso é papo pra próxima aula), por isso, nesse primeiro momento, vamos apenas falar dessa classe de modo geral para que vocês possam compreender o que é um substantivo.

Mas, para falarmos sobre essa classe de palavra, precisamos, antes, entender o que é um substantivo, certo? Antes de partirmos para a definição propriamente dita, vejamos esse pequeno exemplo:

Circuito Fechado (Ricardo Ramos)

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara.

Mesmo não tendo estruturas complexas, em forma de sentenças ou frases, por exemplo, conseguimos entender a ideia do autor ao construir o texto acima, não conseguimos? Podemos perceber também que o texto utilizado como exemplo foi construído somente com substantivos. Somente com o jogo das escolhas de palavras (que nesse caso são todas substantivos), podemos imaginar, por meio da descrição, a situação que o autor deseja nos contar.

Para compreendermos melhor, pense na seguinte situação: feche os seus olhos e imagine a sua sala de aula (sabemos que nem sempre essa é a imagem mais agradável de se imaginar, rs), mas só por enquanto, imagine a sua sala de aula. Conseguiu?
  

Ao imaginarmos a nossa sala de aula, por exemplo, podemos pensar nos seguintes aspectos: mesa, cadeira, lousa, porta, janela, computador, aluno, professor, lápis, caneta, caderno, mochila, celular são nomes de “coisas”.

Dizemos então que as palavras que dão nome a seres, coisas, ações, sentimentos, desejos e ideias são chamadas de SUBSTANTIVOS.

Por isso dizemos que substantivo é a classe gramatical de palavras variáveis, as quais denominam os seres. Além de objetos, pessoas e fenômenos, os substantivos também nomeiam:

-lugares: Brasil, São Paulo, Alemanha, Porto Alegre...
-sentimentos: raiva, amor, paixão, ódio...
-estados: alegria, tristeza...
-qualidades: honestidade, sinceridade...

Podemos citar também como exemplo o refrão da música “Não é Proibido”, de Marisa monte: 

https://www.youtube.com/watch?v=edZOU-SEwnQ

Jujuba, bananada, pipoca,
Cocada, queijadinha, sorvete,
Chiclete, sundae de chocolate,
Uh!
Paçoca, mariola, quindim,
Frumelo, doce de abóbora com coco,
Bala juquinha, algodão doce e manjar

Bom, pessoal, hoje o nosso objetivo foi dar somente uma pincelada, vamos assim dizer, no conceito de substantivo. Nas próximas aulas continuaremos falando mais sobre esse assunto (de forma detalhada), a fim de que o conteúdo fique mais claro e mais compreensível para vocês.

Por fim, deixamos para reflexão o texto Marcelo, Marmelo, Martelo, da escritora Ruth Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário