sábado, 13 de maio de 2017

Resumo e Resenha

Olá, leitores.

Muitas vezes na escola/faculdade ou no trabalho nos pedem para escrevermos um resumo ou uma resenha. Mas qual a diferença entre os dois? Vamos ver abaixo!

RESUMO

Fazer um resumo significa apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.

O resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico (também chamado de resenha crítica).

Resumo informativo: tem por finalidade deixar o leitor informado acerca dos principais pontos destacados no texto, proporcionando a ele a possibilidade de ter uma ideia geral do que se trata. Cabe afirmar então que a consulta ao texto original não é tão necessária assim. Essa modalidade de resumo é indicada para artigos científicos e artigos acadêmicos de forma geral. 

Resumo indicativo: aponta somente os pontos relevantes, principais do texto-base, descartando a possibilidade de apresentar dados de natureza qualitativa e quantitativa. Por essa razão, faz-se necessária a consulta ao texto original. Por fim, temos o resumo crítico que, sem sombra de dúvidas, trata-se de uma análise com base no ponto de vista do emissor acerca das ideias contidas no texto original. Em virtude desse aspecto, juízos de valor são amplamente permitidos – o que lhe concede o nome, também, de resenha crítica. 

RESENHA

A resenha consiste em uma descrição de analisar e enumerar aspectos relevantes sobre uma determinada obra literária, filme ou outra expressão artística. 

Para apresentar uma resenha, é importante resumir os assuntos tratados e apresentar o maior número de informações sobre o trabalho para proporcionar ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente.

A resenha pode ser classificada em dois tipos: descritiva ou crítica.

Resenha descritiva: são dadas informações sobre o texto, como por exemplo, nome do autor (ou dos autores); título completo e exato da obra; nome da editora (ou coleção de que faz parte a obra); lugar e data da publicação; número do volume de páginas. Pode-se, aqui, fazer uma descrição sumária da estrutura da obra (divisão de capítulos, assuntos dos capítulos, índice, etc).

Resenha crítica: além dos elementos já mencionados, devem ser inclusos também os comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor, o valor da obra, entre outras questões. Em linhas gerais, a resenha consiste na leitura, resumo e comentário crítico, ou não, de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação às defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores. 

Bem, esperamos que possam aproveitar o conteúdo. Até a próxima!

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário